6 de mar. de 2014

PanPakaPan 01 - Panquecas Americanas e Geléia de Morango

Olá Muchachinhos
Alexia aqui!
Eu estou trazendo para o blog uma nova série de tirar água da boca.
Você, fã de Precure, já viu alguma comida em algumas das séries e ficou pensando

" Nossa, como deve ser o gosto desta comida? " ou " Nossa, parece realmente gostoso "

Com isso, decidi criar a série de culinária de nosso blog - PanPaka-Pan, que é o nome da padaria onde Hyuuga Saki, Cure Bloom de Futari wa Precure Splash Star, trabalha com sua familia


Então, a primeira receita de hoje será em homenagem ao novo episódio de HappinessCharge Precure, as panquecas americanas.

Espero que vocês gostem




Vocês precisarão dos seguintes ingredientes para poder preparar as deliciosas panquecas da mãe de Megumi:

Ingredientes
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 ovo
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de óleo
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
Não se esqueçam Muchachinhos, peça ajuda para a mamãe ou o papai caso tenham dificuldade e limpe tudo após terminar. E compartilhar coisas gostosas é sempre delicioso, então não esqueça de dividir com as pessoas que ama. Vamos ao modo de preparo

Modo de Preparo
1. Misture todos os ingredientes com o auxílio de um batedor de claras ( Ou uma batedeira, caso não tenha uma ). Bata até que a massa esteja homogênea (todos os ingredientes bem misturadinhos, sem bolotas de farinha).
2. Em uma frigideira antiaderente, coloque mais ou menos 2 colheres (sopa) de massa, sem espalhar.
3. Quando a massa estiver com “bolhas”, vá soltando delicadamente com a ajuda de uma espátula. ( Normalmente uns 2 ou 3 minutos para dourar )
4. Vire a panqueca e deixe o outro lado dourar. Se você for dessas pessoas que conseguem virar a panqueca fazendo aquele movimento bacana com a frigideira, vai fundo!


Dicas

- Não precisa bater a massa no liquidificador.
- Não é obrigatório usar baunilha na massa. Fica a seu critério.
- Pode congelar a massa? Infelizmente não.
- Precisa untar a frigideira? Depende muito do estado do antiaderente dela. Se estiver agarrando, passe um fio de óleo na frigideira, “panqueca sim, panqueca não”.

Prontinho! Sua panqueca está pronta. Com bastante cuidado, use a espátula para retirar a panqueca pronta e deixe esfriar um pouco. O consumo da panqueca pode ser crua ou com algum tipo de recheio, que fica a seu critério: Nutella, Leite condensado, chocolate, geléia, manteiga. Use sua imaginação. Mas, como a mãe de Megumi tem um pequeno segredo para colocar na panqueca, vamos fazer isso também, certo? 

Geléia de Morango

Bastante atenção nesta parte, Muchachinhos. Caso queiram fazer a geléia de morango, bastante atenção com o fogo. É aconselhável pedir ajuda da mamãe nesta parte.

receita de geleia de morango ingredientes
1) 1,400kg de morangos maduros;
2) 2 boas pitadas de sal;
3) 4 ½ xícaras de açúcar refinado;
4) 4 ½ colheres de sopa suco de limão (ou ½ limão)
Antes de tudo, lave todos os morangos, remova as folhas e qualquer vestígio de amassado. Corte-os ao meio e então o item principal da receita já está pronto e podemos começar 
receita de geleia de morango passo 1 e 2
Em uma panela grande, coloque os morangos, o suco do limão, o sal e o açúcar. Com um amassador de batatas amasse os morangos gentilmente para que o suco saia.
receita de geleia de morango passo 3 e 4
Em fogo alto comece a mexer a mistura o tempo todo e de forma calma. Quando o açúcar derreter e a geleia começar levemente a ferver, amasse novamente os morangos de forma gentil. Você pode amassar quantas vezes achar necessário, pois tudo depende do estilo de geleia que você prefere: com alguns morangos inteiros, como se fosse um purê e assim por diante, ou seja, vai do gosto de cada um. Nós sempre preferimos um meio termo e amassamos o suficiente para a geleia ficar uniforme, porém com alguns pedaços de morango mais inteiros.
receita de geleia de morango fervura
Após 8-10 minutos da panela no fogo, a sua geleia começará a ferver de forma mais intensa e formará essa espuma, como mostramos na imagem acima. Neste momento é importante mexer sempre com uma espátula e a dica de ouro é: dose sem medo e alterne entre fogo médio e baixo quando sentir necessidade, pois é importante você se sentir confortável enquanto faz a geleia, ou seja, sem sentir medo de que ela vaze pelo fogão todo.
receita de geleia de morango textura
No ponto de fervura e quando a geleia começar a subir, ela estará líquida, como na imagem acima.
receita de geleia de morango espuma
Com uma colher comece a remover a espuma com delicadeza e com cuidado para não remover muito líquido, pois o objetivo é apenas a remoção da espuma mesmo. Dica: coloque a espuma numa tigelinha, pois ela virará uma ótima calda para sorvete ;) desperdício zero.
receita de geleia de morango textura zoom
Após remover a espuma da superfície, continue mexendo a geleia até que você sentirá que ela está pesada e com textura de geleia, como na imagem abaixo:
receita de geleia de morango textura na espátula
Assim como o detalhe de amassar o morango, a textura da geleia vai do gosto de cada um: pode ser normal, ou mais densa, nós preferimos a textura normal, mas vai do gosto de cada um. O ponto “normal” de geleia é aquele que você tirará a espátula (ou colher) da panela e cairá gostas pesadas e lentas. Outra dica interessante é colocar um prato no freezer (ou vários pratos) antes de começar a geleia e quando você quiser testar se o ponto está bom, tire o prato do freezer, coloque um pouco de geleia no centro e coloque por dois minutos no freezer novamente, após esse tempo, retire o prato e passe o dedo no meio da geleia que foi aplicada ali, o ponto perfeito é quando a geleia não se espalha novamente após essa remoção ;)
receita de geleia de morango pronto 1
O resultado é uma geleia de morango perfeita para comer com torradas – e até mesmo pura hahaha.
receita de geleia de morango pronto potes
Para armazenar o ideal são recipientes de vidro e esterilizados. A esterilização é feita com o vidro e a tampa dentro de uma panela com água e fervidos por 10 minutos – porém os vidros destampados, ok? De qualquer forma, futuramente faremos um post especial sobre isso.
0522

0523

Com sua panqueca pronta e sua geléia de morango feita, ou comprada, apenas corte um pedaço da panqueca e espalhe um pouco de geléia de morango. Prontinho! Estará pronto para deliciar-se.


As receitas foram pegas dos seguintes sites:



Então é isso Muchachinhos
Espero que tenham gostado desta série
Comentem com suas opiniões sobre a receita, suas dificuldades, se vocês prepararam ou já comeram

Para saber mais sobre o Universo Precure, não deixe de nos visitar
Beijinhos Beijinhos 
Bye Bye

Um comentário: