1 de fev. de 2015

Conheça a técnica de Rotoscopia


Olá Muchachinhos
Alexia aqui

Ficaram impressionados com a cena de combate de Cure Flora contra o novo monstro, o Zetsuborg?

Pois bem! Irei explicar como é feita aquela técnica de animação presente na sequência de luta. NÃO É UM ASSUNTO CHATO, É MUITO INTERESSANTE

Vamos conferir




É dificil descrever com palavras a cena de combate entre Cure Flora e o Zetsuborg criado a partir dos sonhos de sua colega de quarto, Nanase Yui. A cena de combate ficou muito bem animada, bem fluida e muito cativante. Foi dificil tirar os olhos da tela por UM segundo durante a cena de combate.

Mas vocês acham que a animação daquela cena foi simples?

Nem tanto






Você por acaso sabe o que é Rotoscopia?

Não, não é um tratamento cirurgico ou algo do tipo.

A Rotoscopia é uma técnica de animação bastante antiga, onde é utilizado como referência um modelo vivo. Cada frame ( ou seja cada quadro ) filmado serve para desenhar o movimento do que será animado.

Não entendeu? Vamos simplificar.

Utilizando pessoas reais, a equipe de produção filma uma cena com atores reais. Em seguida, os frames do video são retirados. Frame é cada quadro de um video. 1 segundo de vídeo possui 25 frames. Em seguida eles pegam CADA frame e com a ajuda de um papel meio transparente, eles sobrepoem o papel na figura e fazem o contorno. Logo após eles pintam, digitalizam e juntam todos os desenhos, produzindo um video.


Esta técnica não é algo atual. Ja foi usado por Walt Disney no filme Branca de Neve e os sete anões. Isso deixa a animação mais realística e sem aqueles problemas, aquelas imagens distorcidas que temos durante as sequencias de combate.

Atriz usada nas filmagens de Branca de Neve. Os movimentos da Atriz foram fotografados e logo após, usados na técnica de Rotoscopia.
Se você prestar atenção, os movimentos são bem realísticos. Claro que nem eu e nem você podemos executar tais movimentos, mas certamente algum artista de circo ou um ginasta pode realiza-los perfeitamente. 

Porém esta tecnica é uma faca de dois gumes. Enquanto pode facilitar a animação, pode deixar a animação feia. Já que é feito o desenho quadro-a-quadro, um efeito de agitação pode estar presente no video. Mas podemos perceber que a técnica é bem executada em Go! Princess Precure.

Obviamente, existem programas de computador que facilitam a técnica de Rotoscopia. Mas vocês não acham interessante a execução desta técnica?

O gif abaixo mostra um outro exemplo de rotoscopia, feitos a partir da filmagem de um cavalo andando:


Como disse, antigamente dava um TRABALHÃO fazer isso. Olha o aparelho que era usado para realizar esta tecnica, o Rotoscopio. 



Mesmo hoje, o trabalho da Rotoscopia foi facilitado mas não deixa de ser trabalhoso, por mexer com cada frame do video. Mas olha a diferença nas cenas de ações que esta técnica cria. É simplesmente, incrivel.




Por favor, se puderem, assistam esse video. Está em ingles mas não é preciso entende-lo para compreender a técnica de Rotoscopia. O video usa o filme de Alice no Pais das Maravilhas para explicar a Rotoscopia, que é presente até nos video games. 

Então é isso Muchachinhos
Eu fiquei MUITO FASCINADA ao descobrir essa técnica, presente em tantos filmes que você nem podia fazer ideia.
Espero que vocês tenham gostado.
Para saber mais sobre o Universo Precure, não deixe de nos visitar
E não esqueçam daquele comentário bacana falando sobre a matéria , tá bom?
Beijinhos Beijinhos
Bye Bye

3 comentários:

  1. Muito obrigado por escrever sobre a Rotoscopia! Me ajudou muito no meu estudo para a faculdade!
    Beijos de luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim! E foram dois americanos chamados Max e David Fleischer que criaram essa tecnologia em 1915, um ano após inventarem animação com celuloide e acetato.

      Excluir
  2. olk! eu já conhecia muito sobre rotoscopia, mas sabe eu nunca falei diretamente com meus inscritos sobre acho que vou falar qualquer hora.
    thank you alexia!

    ResponderExcluir